Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Com base em parecer da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, Governador declara situação de emergência em 26 municípios
Qua, 20 de Junho de 2018 16:50

Com base em parecer da CEDEC/CBMCE, Governador declara situação de emergência em 26 municípios

Fundamentado em Parecer Técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CEDEC/CBMCE), o Governador declarou situação de emergência por seca em áreas de 26 municípios cearenses, de acordo com o Decreto nº 32.715, de 13/06/2018. Esses municípios somam-se aos 48 que permanecem com áreas em emergência declarada pelo Estado por meio do Decreto nº 32.568, de 16/08/2018 e ao município de Senador Pompeu, que declarou emergência por estiagem em 02/01/2018. Assim, ao todo, há 75 municípios cearenses com áreas em situação de emergência por estiagem ou seca.


O Parecer da CEDEC/CBMCE analisou os danos e prejuízos da seca informados pelos Municípios no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), bem como dados das chuvas, das reservas de água, do abastecimento de água potável e das perdas agrícolas.


Concluiu-se que a declaração de emergência e o posterior reconhecimento federal se fazem necessários para a continuidade das seguintes ações complementares de assistência à população e de restabelecimento do abastecimento d'água nas áreas atingidas pela seca:


- Operação Carro-Pipa federal, realizada nas áreas rurais semiáridas;

- Renegociação de financiamentos realizados por produtores rurais;

- Operação Carro-Pipa estadual, realizada nas áreas urbanas e nas áreas rurais não semiáridas; e

- Outras ações custeadas com recursos federais, como a perfuração e instalação de poços e montagem de adutoras.


Desde 2012 a média anual de chuvas tem ficado abaixo da normalidade no Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Neste ano, apesar de sensível melhora, as chuvas de janeiro a maio ficaram 8% abaixo da média histórica para o período. Em consequência, os principais reservatórios de água do estado, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), permanecem com volume reduzido, com apenas 16,6% da capacidade de armazenamento preenchida. Em muitas localidades do estado o abastecimento de água potável permanece sendo realizado de forma emergencial.


A relação dos municípios cearenses que estão em situação de emergência decretada por estiagem ou seca, bem como a situação quanto ao reconhecimento federal, pode ser acessada AQUI.

 
Bombeiros combatem incêndio em caminhão no Bom Jardim
Ter, 19 de Junho de 2018 15:54

Bombeiros combatem incêndio em caminhão no Bom Jardim

A guarnição do CBMCE de serviço no Quartel do Conjunto Ceará foi acionada, às 11h desta terça-feira (19), para uma ocorrência de incêndio veicular no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.

Chegando ao local em cerca de cinco minutos, a guarnição, composta pelo tenente Mário, pelos subtenentes Martins e Edilberto e pelo sargento Rodrigues, verificou que um caminhão estava em chamas.

No local, o fogo tomava conta da cabine e de parte da carroceria do veículo. Numa ação rápida com uma linha de mangueiras, os bombeiros debelaram completamente as chamas.

A guarnição deixou o veículo aos cuidados do motorista, que relatou que as chamas começaram enquanto ele vinha dirigindo pela Rua Bom Jesus.

 
Revista especializada destaca atuação do CBMCE no atendimento a tentativas de suicídio
Seg, 18 de Junho de 2018 09:43

Revista especializada destaca atuação do CBMCE no atendimento a tentativas de suicídio


A Edição 111 da Revista Emergência põe em destaque a foto de um simulado do II Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS) promovido pelo CBMCE. O cenário, de simulação de tentativa de suicídio com utilização de gás, é a cozinha do Centro de Apoio ao Sujeito em Luto (CASULO), instituição que atende pessoas em situação de perdas, bem como comportamento suicida e/ou sobreviventes. A foto foi registrada pelo soldado Gilseppe Bonazzi e retrata o major Edir Paixão dialogando com outro militar, que interpreta um suicida.


O CBMCE tem se notabilizado pelo apoio a outros Corpos de Bombeiros do Brasil na estruturação de atendimento padronizado, humanizado e científico nas complexas ocorrências de tentativa de morte voluntária. Uma terceira edição do curso foi realizada na cidade de Campina Grande, na Paraíba, e uma quarta nas cidades de Recife e Abreu e Lima, em Pernambuco, com um total de 109 bombeiros formados até o momento.


De 2 a 7 de julho será a vez da cidade de Maceió, em Alagoas, que receberá quinta edição do curso. Desta vez, com a participação de quatro instrutores do CBMCE e de dois recém-formados no estado de Pernambuco.


"A prevenção de suicídios é dever de todos e o Corpo de Bombeiros, como primeiro respondedor, deverá fomentar a parceria e união de esforços na luta pela vida. Somente com a solidariedade e trabalho sério e conjunto poderemos diminuir os alarmantes números de suicídios no Brasil", explica o major Edir.

 

 
Bombeiros de Limoeiro debelam incêndio em oficina veicular
Dom, 17 de Junho de 2018 10:34

Bombeiros de Limoeiro debelam incêndio em oficina veicular

 

 

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros de serviço em Limoeiro do Norte debelou com sucesso um incêndio em veículo neste sábado (16), no interior de uma oficina, no município de Tabuleiro do Norte.

 

Acionada por volta das 13h, a equipe composta pelo subtenente Reis, pelo cabo Gonçalves e pelos soldados Viana e Maia chegou à cidade vizinha em cerca de 15 minutos. "O carro, um Gol, estava suspenso no elevador para um serviço de reparo que utilizava solda. Aparentemente, a solda atingiu a mangueira de combustível, o que acabou provocando o incêndio", explica o subtenente Reis, comandante da guarnição.

 

Com o emprego de uma linha de mangueiras, os militares eliminaram rapidamente o fogo. Apesar de toda a fumaça produzida, os danos causados pelo incêndio ficaram restritos ao veículo, que se revelou bastante afetado ao final da ocorrência.

 
Bombeiros capacitam-se para emergências com produtos radioativos
Qua, 13 de Junho de 2018 11:59

Bombeiros capacitam-se para emergências com produtos radioativos

Treze bombeiros militares do Ceará concluíram nesta quarta (13) o Curso de Manutenção em Ações Preventivas com Emergência Radiológica promovido pelo CBMCE em parceria com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) – Distrito de Fortaleza.

O curso teve duração de 50 horas e cobriu uma ampla gama de tópicos relacionados a energia e radioatividade, como Princípios de Proteção Radiológica, Categorização de Fontes de Radiação Ionizante, Acidentes Radiológicos no Mundo, Efeitos Biológicos da Radiação e Transporte de Material Radioativo.

“A prioridade foi estabelecer meios mínimos necessários para o pronto atendimento em emergência que envolva produtos com radiação ionizante em nosso estado”, explica o segundo-tenente Pedro Ananias Gomes Catanho, um dos monitores do curso.

A ideia de um curso na área surgiu após o incêndio recente no Centro de Distribuição dos Correios em Fortaleza. Na ocasião, foi identificado um equipamento com produto radiológico, ainda que de baixa emissividade de radiação.

“Existem em nosso estado cinco cidades que possuem produtos radiológicos de nível 2, o segundo maior na escala de radiação ionizante. Estão em Fortaleza, Eusébio, Sobral, Maracanaú e Juazeiro, todos utilizados para a produção de fármacos. Por isso, é fundamental que o Corpo de Bombeiros esteja preparado para atuar em uma eventual emergência radiológica”, explica Ricardo Elias de Miranda Candeiro, doutor em engenharia nuclear e instrutor do curso.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Junho 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados