Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


CBMCE capacita profissionais da Secretaria Especial de Politicas sobre Drogas em Prevenção de Suicídios
Ter, 24 de Abril de 2018 10:02

CBMCE capacita profissionais da Secretaria Especial de Politicas sobre Drogas em Prevenção de Suicídios

.
.
O major José Edir Paixão de Sousa, comandante da 1ª Seção de Busca e Salvamento do Núcleo de Busca e Salvamento (1ª SBS/NBS) do CBMCE, realizou na tarde desta segunda-feira (23) uma capacitação voltada para integrantes do programa Juventude em Ação, da Secretaria Especial de Politicas sobre Drogas (SPD), na própria sede da SPD. O encontro versou sobre formas de identificação de potenciais suicidas e sobre estratégias para reduzir os riscos de consumação do ato por jovens.
.
"Os jovens nessa faixa etária de 15 a 29 anos são um grupo de risco para ideações suicidas e também consumação de suicídio. Nesta faixa, essa é a segunda causa de morte em todo o mundo. Por isso, é muito importante que quem atua junto a esse público esteja familiarizado com o tema", explica o major Edir. "Agora eles estão capacitados a atuarem como guardiões institucionais, fomentando uma entre os próprios jovens uma rede de apoio institucional para a vida através da solidariedade e da capacidade de escuta com empatia ao próximo", avalia.
.
Outra formação semelhante está prevista para esta semana em uma escola da rede municipal de Fortaleza.
.
Juventude em Ação
.
O programa Juventude em Ação envolve a realização de uma série de atividades educativo-informativas sobre prevenção às drogas a partir da aplicação do jogo 'Na Trilha da Prevenção', com ampla participação dos estudantes das escolas das localidades cearense. A implementação do JA inclui, também, oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais. Os benefícios são multiplicados graças à formação de grupos de adolescentes voluntários.
.
Através do JA, a SPD busca a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes. Além disso, o programa contribui para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs. O JA também fortalece competências, potencialidades e habilidades para a vida por parte dos jovens, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e gestores e professores das escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.
 
Aula inaugural do novo núcleo do PSBS na comunidade da Babilônia
Ter, 17 de Abril de 2018 10:19

As comunidades da Babilônia, Gereba, Barroso, Jangurussu e adjancências contam com mais um núcleo do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS). Em princípio, com uma demanda de 39 integrantes já inscritas e devidamente cadastradas, o maior projeto social do estado do Ceará em número de participantes, levará mais saúde, qualidade de vida e alegria ao bairro Novo Jardim Castelão.

Para o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, é importante a presença do poder público junto à sociedade e os projetos sociais têm efeitos imensuráveis na prevenção e no combate a violência e à criminalidade.

Mesmo com chuva, a alegria tomou conta da praça do Barroso II: foi servido um café da manhã, com direito a show de humor do comediante campeão do quadro do Domingão do Faustão "Quem Chega Lá" (e tambeḿ bombeiro militar) Oscar Brito, além da entrega gratuita de camisas do projeto para os participantes.

A aula inaugural contou tambeḿ com a presença do Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Heraldo Pacheco; do Coordenador do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (setor do CBMCE que coordena todos os projetos sociais da corporação) o Tenente Coronel Cláudio Barreto; do Coordenador de Defesa Social da SSPDS, o Tenente Coronel Bernardo Aguiar; além dos instrutores e monitores do núcleo recém implementado.

Segundo o Coronel Comandante-Geral Heraldo, "o PSBS (projeto) produz efeitos muito positivos na longevidade dos seus participantes porque nele não há espaço para a depressão, para o baixo astral e nem para o sedentarismo. Além disso, os bombeiros que interagem diretamente ministrando as instruções recebem carinho, respeito e admiração, o que reflete na sua auto-estima como profissional e ser humano. É impossível sair da presença dessas meninas sem se sentir renovado!".



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Bombeiros localizam corpo de rapaz desaparecido no rio Curu
Qui, 19 de Abril de 2018 16:14

Bombeiros localizam corpo de rapaz desaparecido no rio Curu


Uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizou, por volta das 14h30 desta quinta-feira, o corpo de um rapaz que havia desaparecido no rio Curu, no município de Paraipaba. A guarnição, composta pelo capitão Melo, pelos subtenentes Souza e Bosco, e pelo soldado Faustino, localizou a vítima com ajuda de moradores da região, após mais de 7 horas de busca.

"Aproveitamos a baixa do rio, no início da tarde, para aceitar ajuda dos nativos que conheciam bem a região e estavam dispostos a colaborar. Formando uma espécie de corrente humana, conseguimos localizar o corpo em menos de uma hora", explique o capitão Melo, comandante da guarnição.

O rapaz, de 20 anos, pescava usando tarrafa na tarde de ontem, quando a correnteza do rio encheu e ficou muito forte. Apesar do esforço para chegar até a margem, testemunhas relatam que ele não conseguiu superar a força da água e acabou desaparecendo na correnteza.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h30 para uma ocorrência de desaparecimento de pessoa. Uma guarnição de salvamento foi enviada prontamente ao local, mas, quando foi possível constatar que se tratava de um afogamento, já não era mais possível iniciar os trabalhos de busca subaquática, que só podem ser realizados à luz do dia.

Na manhã desta quinta-feira, a equipe de mergulho iniciou os trabalhos às 6 horas,  culminando com a localização do corpo no início da tarde.
 
CBMCE forma terceira turma de combate a incêndio urbano
Sex, 20 de Abril de 2018 23:01

CBMCE forma terceira turma de combate a incêndio urbano

Dezoito bombeiros militares concluíram a 3ª turma do Curso de Manutenção em Combate a Incêndio Urbano (CMCIU) promovido pela 1ª Seção de Bombeiros do 1º Grupamento de Bombeiros (1ªSB/1ºGB) do CBMCE no período de 09 a 20 de abril. Durante a solenidade de conclusão, realizada nesta sexta-feira (20), no pátio do Quartel Central, todos receberam o distintivo com as inscrições “Incêndio Urbano”, a ser utilizado na manga da farda.

O primeiro lugar do curso ficou com o cabo Willame Martins da Silva. Na segunda posição, o primeiro-tenente José Airton Forte Miranda Filho. E na terceira colocação, o primeiro-tenente Carlos Henrique Ehrich Vasques Ramos.

O CMCIU

O curso, que, em sua terceira edição, começou com 20 bombeiros, entre oficiais e praças atuantes no combate a incêndio, visou nivelar a tropa do CBMCE com as técnicas e procedimentos operacionais mais eficientes que estão se disseminando pelos corpos de bombeiros do Brasil, com destaque para o combate ofensivo. "É um conjunto de técnicas de abordagem e extinção do incêndio que exploram ao máximo a avançada tecnologia dos atuais equipamentos de proteção individual que a Corporação já possui, além de disseminar a cultura do uso adequado desses equipamentos, que são as armas e a armadura do bombeiro", explica o primeiro-tenente Dávio Barbosa dos Santos, um dos instrutores do curso.

O CMCIU também engloba o reforço e a atualização das técnicas já aplicadas dentro da Corporação na área do combate defensivo e promove a difusão do Sistema de Comando de Incidentes, uma ferramenta de gerenciamento de desastres aplicável tanto a pequenos quanto a grandes eventos que aumenta a eficiência da atuação de cada participante do cenário operacional. "O SCI direciona o trabalho individual de cada um para um objetivo comum, como engrenagens de uma máquina que trabalham em conjunto para fazer todo o sistema funcionar bem", explica o soldado Francisco Estelman Fernandes Albuquerque, monitor do curso.
 
Bombeiros treinam com novo equipamento para incêndio florestal
Qui, 19 de Abril de 2018 11:21

Bombeiros treinam com novo equipamento para incêndio florestal

.
.
A Célula de Logística (Celog) do CBMCE promoveu nesta quarta-feira uma capacitação para uso dos novos soprovarredores com bombeiros dos quartéis de Canindé e Sobral. Os militares se deslocaram até Fortaleza para participar do treinamento com o equipamento adquirido recentemente pela Corporação, na sede da Celog. Os instrutores foram os tenentes Rafael, da Celog, e Alberto, do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do CBMCE.

"Por determinação do coronel comandante-geral as unidades do interior que irão receber este equipamento devem ligar para o comandante do Núcleo de Bombeiros do Interior para agendar treinamento na Celog com os novos equipamentos", explica o tenente-coronel Valdênio Goiana Melo, comandante da Celog.

O soprovarredor é um equipamento utilizado para combate direto a incêndios florestais. Ele pode é composto de um motor de combustão interna, com capacidade de 1,4 litro de combustível, com fluxo de ar de 1.720 m³/h e velocidade do ar de 90 m/s. Pode ser usado tanto para dispersar material combustível, como folhas, quanto para abafar diretamente o fogo, lançando uma forte corrente de ar sobre as chamas.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Abril 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados