Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Quase 8 mil estudantes se preparam para seleção do Colégio dos Bombeiros
Sex, 17 de Novembro de 2017 08:30

Quase 8 mil estudantes se preparam para seleção do Colégio dos Bombeiros

 


Quase 8 mil meninos e meninas estão em contagem regressiva para participarem do processo seletivo do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB). A seleção, com foco no ano letivo de 2018, vai garantir a entrada de novos 150 alunos na instituição. As provas do certame serão realizadas de hoje até domingo, em dois locais (pela manhã e tarde), com vagas para séries do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. 

De acordo com o coronel Nildson Oliveira, diretor do CMCB, o número de inscritos é recorde na história da instituição. “A alta procura se dá pelos resultados que o colégio vem apresentando. Estamos no primeiro lugar entre as escolas públicas do Estado em relação ao que foi alcançado em alguns certames nacionais, como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, pontua o gestor, com muito orgulho pelo crescimento do CMCB, e completa: “Nosso ensino é de alta qualidade. Isso (alta procura) nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”.

Estão abertas 150 vagas para estudantes do 1º, 4º, 5º, 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental I e II e do 1º e 3º anos do Ensino Médio. Ao todo, 7.759 pessoas foram inscritos no certame. A cearense Bianca Gomes da Silva Guerra, de 10 anos, é uma delas. “Estou com muitas expectativas. Tenho certeza de que vou passar”, declara a menina, que justifica sua segurança na dedicação que teve para a seleção. “Eu me preparei e Deus vai me abençoar”, enfatiza. A mãe de Bianca, Bárbara Guerra, é educadora e explica a escolha do CMCB como centro educacional para a filha: “Escolhemos pela qualidade e organização no ensino. A falta de respeito no ambiente escolar é algo que nos preocupa e acontece em muitas escolas (...). A padronização e disciplina do Colégio dos Bombeiros passam seriedade para nós. Afinal, confiamos nossos filhos à instituição”, declara a educadora, que disse à filha: “Você só precisa de uma vaga. É com esforço e dedicação que vai conseguir”, sobre a alta concorrência. 

Mãe e filha souberam do processo seletivo pelo site da instituição. Bianca fará a prova no dia 18 (sábado), no período da tarde, para o 6º ano do Ensino Fundamental. Ela vai acompanhada da genitora, mas o pai, Erdene Guerra, também contribui nos estudos da menina e toda a família está com boas expectativas sobre a nova escola. “Tenho esperança em Deus e a certeza de forma muito positiva de que eles (novos estudantes) vêm com nível intelectual acima da média, por vencer o grande desafio da concorrência pelo recorde na procura”, projeta o coronel Nildson, sobre os futuros aprovados na seleção.

Locais e horários


A prova será aplicada em dois turnos (manhã e tarde) entre os três dias de realização no próprio Colégio dos Bombeiros e no Colégio Olinto Sturdart. No primeiro horário, os portões serão abertos às 7 horas, com início do certame às 8h, seguindo até às 11h. Já no período da tarde, os candidatos terão acesso aos locais a partir de 13 horas, com início da prova às 14h e término às 17h.

O que levar


Os candidatos precisam ficar atentos aos documentos exigidos no momento da prova. Quem vai concorrer às vagas das séries do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental precisa levar consigo a certidão de nascimento. Já os candidatos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio devem apresentar carteira de identidade, além do cartão de prova. É importante que todos cheguem com uma hora de antecedência nos locais de prova. Vale ressaltar que não será permitida a entrada de candidato portando celulares ou equipamentos eletrônicos. Os aprovados começaram o ano letivo de 2018 no dia 22 de janeiro, já na nova escola. “Desejo sucesso e que Deus abençoe a todos”, completa o diretor do Colégio do CMCB.

Serviço:
Colégio dos Bombeiros: Rua Adriano Martins, 436, bairro Jacarecanga
Colégio Olinto Sturdart: Rua Oscar Pedreira, 98, bairro Jacarecanga
 
Proximidade da estação chuvosa: Defesa Civil do Estado recomenda às Prefeituras o monitoramento da segurança de pequenas barragens
Qui, 16 de Novembro de 2017 08:47

 

Considerando o objetivo da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil de promover a identificação e avaliação das vulnerabilidades a desastres, de modo a evitar ou reduzir sua ocorrência, bem como o objetivo da Política Nacional de Segurança de Barragens, de garantir a observância de padrões de segurança de barragens de maneira a reduzir a possibilidade de acidente e suas consequências, e diante da proximidade da estação chuvosa, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) tem recomendando oficialmente aos Municípios cearenses a intensificação do monitoramento da segurança de barragens, especialmente as de pequeno porte.


A Lei 12.334/2010 estabelece que a responsabilidade legal pela segurança da barragem é do empreendedor, que é o agente privado ou governamental com direito real sobre as terras onde se localizam a barragem e o reservatório ou que explore a barragem para benefício próprio ou da coletividade. Os empreendedores devem manter atualizadas as informações relativas às suas barragens junto à respectiva entidade fiscalizadora, que no caso das barragens para acúmulo de água no Ceará é a Secretaria dos Recursos Hídricos, à qual está vinculada a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).


A Lei também prevê que o empreendedor da barragem deve permitir o acesso irrestrito dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil ao local da barragem e à sua documentação de segurança. Os Municípios, nos termos da Lei 12.608/2012, têm a competência de vistoriar as áreas de risco e promover, quando for o caso, a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco.


Essa previsão legal permite aos agentes das Defesas Civis dos Municípios averiguar as situações de risco para buscar soluções junto aos órgãos setoriais e de apoio, visando à garantia da segurança da população e a redução de danos e prejuízos.


Para comunicar situações de risco de rompimento de barragens, entre em contato com a Defesa Civil do seu Município (acesse os contatos AQUI).

 

 

Fonte: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC)

 
Bombeiros combatem incêndio em residência em Limoeiro do Norte
Ter, 14 de Novembro de 2017 18:51

Bombeiros combatem incêndio em residência em Limoeiro do Norte



A guarnição do Corpo de Bombeiros de serviço em Limoeiro do Norte, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18), foi acionada por volta das 11 horas, desta terça-feira (14), para um incêndio em residência no Bairro João XXIII, no próprio município. A equipe composta pelo subtenente Costa Júnior, pelos cabos Gonçalves e Ricardo e pelos soldados De Oliveira e Cordeiro, a bordo do ABT 42, se dirigiu rapidamente ao local e de pronto iniciou o combate às chamas, controlando o incêndio em cerca de oito minutos.

O locatário do apartamento, senhor Egídio, disse que o fogo havia iniciado no momento em que ele realizava a troca do botijão de gás de cozinha. O morador informou ainda que houve uma explosão e que ele tentou apagar o fogo, sem sucesso.

"Nós chegamos com brevidade e conseguimos debelar as chamas, evitando que vidas fossem ceifadas e que o fogo se propagasse para os apartamentos vizinhos. Apesar dos danos materiais ao imóvel, o morador sofreu queimaduras de 1º grau e foi orientado a procurar atendimento médico" relatou o Subtenente Costa Júnior, comandante da guarnição.
 
Bombeiros resgatam idoso caído em poço de 11 metros em Ipu
Ter, 14 de Novembro de 2017 21:37
Bombeiros resgatam idoso caído em poço de 11 metros em Ipu


A guarnição do Corpo de Bombeiros de serviço em Crateús foi acionada ontem por volta das 23h para uma ocorrência de vítima de queda em poço no município de Ipu, a 120 quilômetros de distância. Deslocando-se rapidamente, o subtenente Wilkson, o cabo Marcelino, o soldado Rodrigo e o soldado Noélio chegaram à localidade de Barreirinha, às margens da CE 085, pouco depois da meia-noite, dando início aos trabalhos de resgate.
"Quando chegamos, foi possível perceber que a vítima permanecia sentada em uma cadeira no fundo do poço. O pessoal da família havia descido essa cadeira para ele se sentar, enquanto aguardava a nossa chegada. Aparentemente, ele havia tentado descer por uma escada de madeira incrustada nas parede poço. Porém, um dos últimos degraus quebrou, causando a queda", explica o subtenente Wilkson, comandante da guarnição.

Um dos bombeiros desceu até o fundo do poço, que não continha mais do que um metro de água, apesar de ter 11 metros de profundidade, fez as devidas amarrações e, com o auxílio do restante da guarnição, içou a vítima para fora do poço. O idoso de 65 anos, apresentava sinais de embriaguez e tinha um pequeno ferimento da cabeça. Após o resgate, uma ambulância do município transportou a vítima a um hospital da região.

 
Corpo de Bombeiros capacita turma de brigadistas da AESP/CE
Seg, 13 de Novembro de 2017 11:37

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE), órgãos vinculados a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, concluíram na sexta-feira (10) um Curso de Formação de Brigada contra Incêndios para colaboradores da AESP/CE.


O curso, iniciado dia 06 de novembro, teve duração de uma semana e fora ministrado por oficiais e praças do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), que também são professores da AESP/CE em outros cursos e disciplinas. Contou com instruções teóricas e práticas de primeiros socorros, prevenção de acidentes e incêndios e ainda de uso e manuseio de equipamentos e combate aos princípios de incêndio.


As vinte horas-aulas do Curso de Formação de Brigada contra Incêndios foram o passo inicial para a implementações de ações estratégicas de segurança orgânica da AESP/CE, que busca aperfeiçoar as medidas preventivas do órgão, visando proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais de possíveis sinistros e dos danos ao meio ambiente.


O Tenente Coronel Cláudio Barreto, comandante do CTDH, reafirmou, ao final das atividades, o compromisso do Corpo de Bombeiros em atender a demanda dos órgãos públicos na capacitação de seus funcionários, visando a diminuição dos riscos de acidentes e de incêndios, bem como da sociedade em geral, através de palestras de prevenção de acidentes, incêndios e primeiros socorros.

 

SERVIÇO: Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) – Gerenciamento dos Projetos Sociais do CBMCE e execução de palestras e treinamentos gratuitos.
Telefones: (85) 3101-8565 e 3101-2677






















 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Novembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados