Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Secretário André Costa acompanha capacitação em novos equipamentos do Corpo de Bombeiros
Qui, 18 de Janeiro de 2018 10:11

Secretário André Costa acompanha capacitação em novos equipamentos do Corpo de Bombeiros

.

.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, participou na manhã desta quarta-feira (17) de uma capacitação para uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) promovida no Núcleo de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (NREPH) do Corpo de Bombeiros. O treinamento era voltado para oficias e praças do CBMCE atuantes na área de Salvamento e contou também com a presença do coronel comandante-geral Heraldo Maia Pacheco.
.
"O DEA é um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente alterações cardíacas potencialmente letais, como a arritmia de fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular, em um paciente. Além de diagnosticar, ele é capaz de tratá-las, através da aplicação de uma corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal", explica o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do NREPH.
.
O equipamento, de uso frequente no atendimento a emergências pré-hospitalares, passará a integrar o material operacional do CBMCE em 2018. "Adquirimos 48 DEAs, que serão distribuídos a todas as unidades administrativas e operacionais da instituição, bem como nas viaturas dos fiscais de praia e nas nossas ambulâncias, que nós chamamos de viaturas de resgate", explica o coronel comandante-geral.
.
O curso de uso do DEA tem como objetivos básicos habilitar o operador do instrumento a: reconhecer uma parada cardiorrespiratória; realizar manobras básicas de ressuscitação cardiopulmonar e; operar um DEA com este propósito. Até o dia 7 de fevereiro, mais de 400 bombeiros militares deverão passar pela capacitação, divididos em 18 turmas. .
Em caso de parada cardiorrespiratória identificada, o DEA serve para aplicação imediata. O aparelho atua sozinho, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário, o que aumenta significativamente as chances de reverter o quadro da vítima e garantir sua sobrevivência.
 
Bombeiros combatem incêndio em apartamento no Monte Castelo
Qua, 17 de Janeiro de 2018 18:31

Bombeiros combatem incêndio em apartamento no Monte Castelo


As guarnições de combate a incêndio que estavam de serviço no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuaram, na noite dessa terça-feira (16), em um incêndio em um apartamento de um condomínio localizado na Avenida Sargento Hermínio, no bairro Monte Castelo. Acionado pouco após as 20horas, o 1º Socorro levou cinco minutos para chegar ao local da ocorrência, encontrando um ambiente tomado pelas chamas.

"Havia muito fogo e muita fumaça nos quartos, para onde canalizamos imediatamente nossos esforços no combate", explica o capitão Ednaldo Matias da Costa, comandante da guarnição, que decidiu solicitar também o apoio do 2º Socorro e do Salvamento 01 para lidar com a situação da forma mais eficiente.

Apesar de eliminadas em questão de minutos, as chamas destruíram completamente móveis e eletrodomésticos localizados nos dormitórios do imóvel, além de terem afetado forros, paredes, portas e janelas. A proprietária da casa, em processo de mudança, não estava no local na hora do incêndio. "O imóvel estava vazio, mas havia muita coisa encaixotada para a mudança, ou seja, havia muito material combustível concentrado, o que potencializou as chamas", explica o capitão Matias.

O trabalho de rescaldo, de forma a evitar a possibilidade de reignição do fogo, juntamente com o de catalogação dos danos decorrentes do fogo, levou cerca de duas horas. As guarnições deixaram o condomínio pouco antes das 23horas. As causas  do incêndio serão apuradas pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
 
Subtenente do CBMCE é pentacampeão da Corrida do Fogo
Seg, 15 de Janeiro de 2018 18:08

Subtenente do CBMCE é pentacampeão da Corrida do Fogo

 


Aos 43 anos, o subtenente Roberto Oliveira de Abreu esbanja disposição e velocidade. Único militar a correr os sete quilômetros abaixo de 30 minutos, ele conseguiu, nesse domingo (14), o quinto título consecutivo na Corrida do Fogo, promovida anualmente pelo CBMCE, na categoria Bombeiro Militar. "Agradeço a Deus por mais essa conquista ao lado dos meus irmãos bombeiros! Me sinto orgulhoso", revela.


O título coroa um ano que terminou com grandes e variadas conquistas para o currículo do subtenente Abreu. Ao decidir se aventurar pelo terreno do duathlon e do triathlon em 2017, arrastou de cara os títulos cearenses que existem nessas categorias. Foi campeão estadual no triathlon olímpico, no triathlon sprint (provas com metade das distância do olímpico) e no duathlon terrestre, mostrando que, no mar, a pé ou sobre rodas, não há limites para quem está disposto a vencer.

Em âmbito nacional, ele sagrou-se quinto colocado no Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância e, no Ironman Brasil realizado em novembro, em Fortaleza, conseguiu índice para correr no Ironman Copenhagen, que acontece na Dinamarca, em agosto deste ano.

Carreira tardia

O mais curioso é que, até os 36 anos de idade, Abreu não praticava nenhuma atividade física regular. Foi só em 2012, quando foi transferido para o Quartel do CBMCE no José Walter, que ensaiou os primeiros passos. "Comecei a correr no campo do quartel. Comecei por ali, fui gostando e, já na primeira Corrida do Fogo de que participei na vida, fui 5º colocado", relembra. No ano seguinte, o título só não veio por conta de um militar de outro Estado, atleta de alto nível, que acabou inscrito na categoria Bombeiro Militar, deixando para ele o 2º lugar. Dali em diante, ele arrastou todos os títulos da corrida de rua organizada pelo CBMCE.

"Com a corrida, eu fui diminuindo a bebedeira e a curtição. Percebi que era melhor gastar dinheiro numa coisa que desse retorno, que me fizesse bem, e comecei a investir. E estou muito feliz pela escolha", reflete.

Além do pentacampeonato, Abreu já tem outra premiação garantida para este mês de janeiro. No dia 19, ele participa da solenidade Melhores do Ano 2017, promovida pela Federação de Triathlon do Ceará, na qual será homenageado pelas conquistas do ano que passou
 
Colégio dos Bombeiros abre vagas para Educação de Jovens e Adultos
Ter, 16 de Janeiro de 2018 17:48

CMCB abre 35 vagas para a educação de jovens e adultos


O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz abre inscrições para 35 vagas com o objetivo da escolarização de jovens e adultos – EJA, no Ensino Médio e na modalidade presencial. Na rede Estadual de Ensino, conforme dados do Educacenso de 2015, existem 251 escolas de ensino fundamental e médio que ofertam a modalidade EJA presencial, atendendo uma matrícula total de 19.514 educandos, nos turnos diurno e noturno, sendo 5.359 no Ensino Fundamental anos finais e 14.155 no Ensino Médio.

O material didático será fornecido gratuitamente pelo PNLD - Programa Nacional do Livro Didático, por meio da Coleção Viver e Aprender. A idade mínima para matrícula é de 18 anos e o curso terá a duração de um ano e meio, com currículo estruturado nas áreas de conhecimentoLinguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

A Coordenação da turma EJA do CMCB está a cargo do Professor Justo Barros da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC, auxiliado pelo primeiro-sargento Adeirton Cavalcante.

Desde 2001 o CMCB contribui com a oferta de vagas para o EJA, atendendo nesse período a cerca de 800 alunos. Atualmente, a escola dispõe de uma turma em curso, indo para o segundo semestre.

O que é EJA?

Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira. O objetivo é atender jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada.

Segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, apenas 26% dos cidadãos brasileiros são plenamente alfabetizados. 

Visando a contribuir com a Politica Nacional de Alfabetização, o CMCB, que é a favor da EJA, em atenção à Constituição Federal de 1988, onde todos têm direito à educação, inclusive os que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, ofereceu esse benefício a jovens e adultos, compreendidos entre 20 a 52 anos, que interromperam sua jornada escolar.

Inscrições abertas

Requisitos:
• Jovens com idade acima de 18 anos no ato da matrícula e adultos;
• Ter concluído o Ensino Fundamental ou ser egresso do ProJovem;

Número de vagas:
• 35 Vagas;

Documentos necessários:
• 01 Pasta escolar;
• 02 Fotografias 3x4.
• 01 Resma de papel A4
• 02 Pincéis para Quadro Branco
• Identidade e CPF;
• Histórico de Conclusão do Ensino Fundamental;
• Comprovante de endereço atualizado;
*Obs.: No ato da matrícula, o interessado deverá apresentar os documentos originais para conferência.

O curso ocorrerá no horário noturno e terá duração de 3 semestres (1 ano e meio).

Horário de matrícula: 18:30 às 21:30

Coordenador do EJA: Professor Justo Barros
Responsável: 1º SGT BM Cavalcante
Contato: (85) 98831-4833
Endereço: Rua Adriano Martins, 436 (esquina com Av. Francisco Sá) - Jacarecanga


 
Bombeiros de Limoeiro fiscalizam a estrutura do Limofolia
Sex, 12 de Janeiro de 2018 18:49

Bombeiros de Limoeiro fiscalizam a estrutura do Limofolia

 


A major Ryna Samilly Jardim da Silva, o capitão Abelardo da Rocha Farias e o subtenente Jessijames Barbosa Gomes, da unidade do Corpo de Bombeiros localizada em Limoeiro do Norte (2ª SB/4º GB), conduziram nesta quinta-feira a vistoria do espaço onde acontece o tradicional Limofolia de hoje (12) até domingo (14).

"Foi realizada uma visita nas instalações dos camarotes, bem como em toda a estrutura metálica na área do evento, onde verificamos a regularidade dos itens de segurança contra incêndio e pânico com toda a documentação exigida por lei", explica o capitão Abelardo, comandante-adjunto da 2ª SB/4º GB. 
Na ação, os bombeiros militares fiscais verificaram sinalização de emergência, saídas de emergência, projeto aprovado de prevenção de combate a incêndio e pânico, extintores, placa de identificação da capacidade de público, a existência de brigada de incêndio e a das devidas ARTs (anotações de responsabilidade técnica) de montagem dos camarotes e eletricidade.

Durante a festa, que vai das 21 h às 02 h, diariamente, e tem um público previsto de 10 mil pessoas, uma viatura de combate a incêndio e uma viatura de resgate para emergências pré-hospitalares estarão de prontidão no local.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Janeiro 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados