Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias 3ªSB/2ºGB promove simulado
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
3ªSB/2ºGB promove simulado
Qui, 23 de Março de 2017 12:45

No último sábado, 18 de março, às 14hs, foi realizado um simulado de ocorrência de explosão com incêndio e resgate de duas vítimas, envolvendo o Corpo de Bombeiros Militar de Caucaia (3ªSb / 2ºGb), juntamente com a equipe de colaboradores da empresa Ultragaz, sendo este, feito nas dependências desta empresa que se situa no bairro Tabapuá, as margens da rodovia BR-222.

O evento teve como principais atenções, verificar a atuação e tempo resposta das guarnições de socorro e salvamento, orientação da planta e estrutura da empresa, avaliação e graus de risco, isolamento da região, treinamento e atuação da brigada de incêndio da empresa e observação das condutas dos profissionais envolvidos.

O tempo resposta, que é desde o momento do acionamento da guarnição até a chegada ao local, foi de 09’46”(nove minutos e quarenta e seis segundos), relativamente ótimo em consideração a distância percorrida aproximada de 12Km (doze quilômetros),  e o total até a conclusão da ocorrência foi de 20’33”(vinte minutos e trinta e três segundos).

Foi efetuado o isolamento da região por parte da equipe treinada da empresa, acionamento do sistema de canalização preventiva da empresa (hidrantes), a aproximação segura das guarnições Bombeiro Militar, a orientação do sinistro com o técnico de segurança do trabalho Carlos Ávila, o combate ao incêndio, e a retirada das vitimas do local, sendo uma vitima inconsciente resgatada pela brigada e a outras com graves queimaduras pela equipe de salvamento, todos com seus devidos EPI’s.

“Pelo motivo da grande carga de incêndio que possui a empresa, e de sua localização, faz-se necessário todo um planejamento de como proceder diante da atuação em um possível sinistro. Executando um simulado nesse porte, nos traz os conhecimentos necessários para organizar um protocolo de atuação específico, para conseguir minimizar danos que possam ser causados.” Comentou Major BM Claúdio comandante da seção do Corpo de Bombeiros de Caucaia.

Para o gerente de produção da empresa o sr. Expedito de Sousa Machado “ faz-se necessário iniciativas como esta para trabalharmos principalmente na prevenção, observando a prática para que sempre possamos evitar qualquer acidente.”

Foi orientado pela empresa a toda a população da região durante a semana que ocorreria o evento, para evitar tumulto ou pânico dos moradores tendo em vista que este foi o primeiro simulado nessa temática organizado na Caucaia por parte do Corpo de Bombeiros Militar.

O simulado foi considerado com resultado satisfatório com o esperado pela organização que foi composta pelo Major Claúdio, Capitão Djama, Tenente Loreto e Tenente Paulo que foram os responsáveis pelo CBMCE e Gerente de produção Expedito de Sousa e Técnico de segurança Carlos Ávila, estes responsáveis pela Empresa Ultragaz.

Ao total o simulado teve a participação de 70 (setenta) colaboradores da empresa Ultragaz, sendo que destes, 30 (trinta) são da brigada de incêndio, e 12 (doze) bombeiros militares distribuídos nas guarnições de socorro, salvamento e resgate.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviços

Agenda - Novembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados