Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias Corpo de Bombeiros credencia profissionais que atuam com pirotecnia e realiza demonstração com fogos de artifício indoor.
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Corpo de Bombeiros credencia profissionais que atuam com pirotecnia e realiza demonstração com fogos de artifício indoor.
Sex, 24 de Março de 2017 16:50



Nos grandes eventos os shows pirotécnicos são um espetáculo à parte e encantam as pessoas. A exemplo disso, neste último réveillon Fortaleza teve a queima de fogos com maior duração do país. Em casas de shows e ambientes fechados também é possível encontrar esses artefatos, seja para decorar ou para criar os mais diversos efeitos no palco. O que pouca gente sabe é que por trás de todo o processo de fabricação, transporte, armazenamento, revenda e utilização existem órgãos com legislações rigorosas para garantir o controle e a qualidade desse material explosivo de forma que o momento de lazer não se transforme em tragédia.


O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará fiscaliza o comércio varejista respaldado legalmente pela Norma Técnica nº014 que estabelece as condições de segurança contra incêndios e explosões decorrentes do manuseio inadequado dos fogos de artifício, em razão de sua periculosidade. Esta norma prevê, como um dos requisitos indispensáveis para que um estabelecimento que venda estes produtos funcione, a presença de um profissional habilitado e certificado pelo Corpo de Bombeiros que tenha o conhecimento acerca dos mais diversos tipos de explosivos e que seja perito na sua utilização. Este profissional é chamado “blaster” que, traduzindo ao pé da letra, significa “detonador”. Além de ser o único técnico habilitado a realizar grandes queimas de fogos, o blaster também é utilizado na mineração, para a detonação controlada de pedreiras.


Aconteceu, nesta sexta-feira (24), o encerramento de um curso de Formação de Blaster em Pirotecnia, no qual o CBMCE habilitou 37 pessoas, entre eles funcionários de empresas de revenda de fogos de artifício e bombeiros militares que atuam diretamente na fiscalização. Segundo o Coordenador de Atividades Técnicas, Coronel Eduardo Holanda, é imensurável o ganho da sociedade com a realização deste curso. “O Corpo de Bombeiros é uma instituição que trabalha com a preservação da vida e nosso desafio diário é atuar na prevenção. Se as normas de segurança aqui elaboradas e fiscalizadas forem seguidas pela população, mesmo que não impeça que o acidente ocorra, certamente os seus danos serão minimizados. A exemplo disso, citamos o triste episódio da Boate Kiss, onde laudos apontam a inobservância da norma desde o material combustível (revestimento acústico) altamente tóxico, a insuficiência de saídas de emergência para evacuação do público e a utilização de artefatos inadequados (fogos outdoor) em ambiente fechado”.

 


 


Para ilustrar esta situação, foi realizada, momentos antes da solenidade de encerramento do curso, uma demonstração de utilização de fogos de artifício indoor, específicos para o uso em ambientes fechados por não fornecerem calor suficiente para ocasionar um incêndio. Logo após, num momento solene, os concludentes receberam no gabinete do comando da corporação os certificados e uma carteirinha que os habilita a desempenharem a atividade de blaster por um período de dois anos, devendo ser renovada após isso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros

Fotos: Cb BM Ronaldo Gusmão

 

Serviços

Agenda - Julho 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados