Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias ​Movimento Senhora Faxina envolve cerca de 3000 senhoras do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade.
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
​Movimento Senhora Faxina envolve cerca de 3000 senhoras do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade.
Qua, 17 de Maio de 2017 15:45


É de conhecimento geral que a destinação incorreta dos resíduos sólidos acarreta em uma série de prejuízos à saúde das pessoas e à preservação do meio ambiente. Doenças como a leptospirose, calazar, dengue, zika, chikungunya, cólera, entre outras, estão associadas ao acúmulo de lixo e à presença de focos que servem como criadouros do Aedes Aegypti.


Pensando nisso e com foco voltado para a prevenção, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e a Secretaria Executiva Regional I (Fortaleza) atuam em parceria lançando o Movimento Senhora Faxina. O objetivo é capacitar os bombeiros militares que ministram aulas no Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS) para que eles sejam agentes multiplicadores dos ensinamentos e dicas contidas numa cartilha de prevenção. A ideia é que, pelo menos, uma vez por semana essas senhoras, que também são donas de casa, possam eliminar tudo aquilo que venha a ser vetor das doenças supracitadas.


Numa solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, o Coronel Comandante Geral do CBMCE, Heraldo Pacheco, acompanhado do Secretário da SER I, Gilberto Costa Bastos e do Coordenador do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano, o Ten Cel QOBM Cláudio Barreto, realizaram a entrega simbólica dos kits que deverão ser distribuídos nos núcleos do PSBS que ficam na região da SER I, totalizando assim 2097 senhoras em 37 núcleos.


Os kits contém cartazes explicativos, adesivos, camisas, bonés e 01 álbum seriado para que os bombeiros possam palestrar durante as aulas e atividades do PSBS.


Para o Secretário da SER I, Gilberto Bastos, a população é responsável pela limpeza e manutenção do ambiente em que vive. “As pessoas não respeitam os dias de coleta regular do lixo e isso é um problema muito grave. O trabalho deve começar de sua própria casa e esta é a ideia Deste projeto, fazer com que toda semana esses focos de proliferação de doenças sejam eliminados”.


Já o Coronel Heraldo pediu para que cada um ali presente tivesse empatia e perguntou “quem aqui já teve chikungunya? Quem conhece alguém que já teve essa doença? Se é ruim para cada um de nós, imagine para um idoso, com todas as suas vulnerabilidades. Essa iniciativa é um projeto piloto que terá alcance na área da SER I, mas se for uma ação exitosa, a tendência é que possamos engajar todos os núcleos espalhados no Ceará. Cada um de nós tem a responsabilidade de cuidar das nossas meninas da terceira idade, não só praticando atividade física mas promovendo saúde e qualidade de vida.”





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviços

Agenda - Novembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados