Página Inicial Lista de Noticias Bombeiros do Ceará participam de Congresso Internacional em Goiás
Bombeiros do Ceará participam de Congresso Internacional em Goiás
Qui, 14 de Setembro de 2017 19:37
Bombeiros do Ceará participam de Congresso Internacional em Goiás
.

Uma comitiva formada por sete bombeiros militares do CBMCE participa desde ontem do Congresso Internacional de Bombeiros e Emergência, na capital goiana. O evento, que segue até amanhã no Centrode Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, reúne representantes de todos os corpos de bombeiros militares do Brasil, além de reunir bombeiros de 17 países membros da Organização dos Bombeiros Americanos – OBA.
.
"Nós estamos aqui participando da reunião do Conselho Nacional de Comandantes Gerais PM/BM e o principal assunto tratado foi a legislação relativa à previdência dos militares estaduais. Para que não percamos nosso direitos, existe uma força-tarefa do Conselho junto com a Federação Nacional dos Militares Estaduais", explica o coronel comandante-geral Heraldo Maia Pacheco, do CBMCE, destacando ainda o aprendizado geral decorrente do contato com militares de diferentes corporações. "Cada unidade da federação tem suas peculiaridades e em encontros assim aprendemos muito uns com os outros", avalia.
.
No campo operacional, o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do Grupamento de Socorro de Urgência do CBMCE, participa da reunião Comissão Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar. "Nós estamos discutindo uma nova política relativa ao atendimento pré-hospitalar, unificação de grade curricular, de cursos e de protocolos. Além disso, estamos dialogando com o Ministério da Saúde a respeito da parceria SAMU/Corpo de Bombeiros para poder unificar os serviços e poder prestar  o melhor serviço possível à população dos nossos respectivos estados. Essa parceria poderia trazer recursos federais para que os corpos de bombeiros possam prestar o atendimento pré-hospitalar e até ampliá-lo", relata.
O CIBE
.
O Congresso Internacional de Bombeiros e Emergência é o principal evento de segurança e emergências da América Latina. A edição 2017 está reunindo cerca de 15 mil profissionais de diversas áreas de atuação, como bombeiros, policiais, profissionais da saúde, engenharia, segurança do trabalho, brigadistas, universitários, profissionais e prestadores de serviços no ramo de atendimento a emergências, entre outros.
Estão sendo apresentadas novas tecnologias, enquanto se promove um intercâmbio comercial entre empresas nacionais e estrangeiras.
.
O evento traz palestrantes renomados, como Alexandre Garcia, Leandro Karnal, James Le Mesurier-fundador da organização humanitária The White Helmets (Os Capacetes Brancos), Workshops da Abiquim, do Ministério da Saúde, da Abinde e da ABNT. O evento conta ainda com a Feira Internacional de Prevenção de Incêndio e Emergências e com a Assembleia Anual da Organização dos Bombeiros Americanos – OBA, com 28 organizações internacionais. O CIBE também abriga a maior competição de Bombeiros da América, o Desafio Internacional Copa OBA, que premiará as melhores equipes de bombeiros do mundo.

Agenda - Dezembro 2017