Página Inicial Lista de Noticias Casa da Cultura de Aracati promove lançamento de obra que narra a história do primeiro comandante do Corpo de Bombeiros.
Qua, 25 de Outubro de 2017 10:53

Na semana que marca os festejos em comemoração aos 175 anos do município de Aracati, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará homenageia esta cidade através da entrega simbólica de exemplares da obra que narra a história de um filho ilustre da terra e que se tornou o primeiro comandante geral da corporação.

Entitulada "Comandante Caminha. Suas origens e relações com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará", tem como autor o 2º Tenente José Luciano Viana do Nascimento, escritor e historiador lotado na Assessoria de Comunicação do CBMCE.

A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (23), na Casa da Cultura do município, um prédio que resgata a história e que é tombado pelo Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e contou com a presença de diversas autoridades, populares, descendentes da família Caminha e amantes da literatura.

Para o Comandante da 3ªSB/4ºGB (quartel de Aracati), Major Guiliano Rocha, o livro fala de uma qualidade nobre do Comandante Caminha que norteia as ações de cada Soldado do Fogo da Terra da Luz: a honra. A Vice-Prefeita de Aracati, Denise Menezes, fala da alegria de poder comemorar os 175 anos do município valorizando a história e a cultura do seu povo.

Exemplares da obra foram doados à Casa da Cultura bem como à Prefeitura Municipal de Aracati e o autor, 2º Tenente Luciano Viana, foi homenageado com um certificado de reconhecimento, entregue pelo vereador Andrei Freire, que é descendente do Comandante Caminha.

Agenda - Novembro 2017