Página Inicial Lista de Noticias Trinta militares concluem Curso de Salvamento Aquático promovido pelo CBMCE
Trinta militares concluem Curso de Salvamento Aquático promovido pelo CBMCE
Seg, 30 de Outubro de 2017 13:18

Trinta militares concluem Curso de Salvamento Aquático promovido pelo CBMCE

Uma solenidade realizada na Praia Formosa marcou, em Fortaleza, na última sexta-feira (27), a formatura dos 30 militares que conseguiram concluir com êxito o 2º Curso de Salvamento Aquático, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) em 2017. Além de 28 bombeiros, a formatura contou com a presença da cabo Laurice Sinara Moura Maia, policial militar e primeira guarda-vidas formada pelo CBMCE, e do sargento Amilton Sousa Martins, policial militar atuante na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. "Desde a turma anterior, nosso foco tem sido o de formar guarda-vidas eminentemente técnicos, capazes de aplicar nas situações reais do dia-a-dia as melhores estratégias de salvamento e resgate aquáticos utilizadas hoje no mundo", explica o primeiro-tenente Rodrigo Monteiro Carneiro, instrutor do CSA.

Durante a solenidade, os novos guarda-vidas fizeram uma demonstração de salvamento conjugado, envolvendo resgate com embarcações e moto aquática, além da realização de procedimentos de atendimento pré-hospitalar, como a oxigenoterapia e as compressões torácicas. Após a entrega dos brevês por padrinhos e madrinhas, houve a leitura do orador da turma e o pronunciamento do coronel comandante-geral do CBMCE, Heraldo Maia Pacheco. "Quero parabenizar cada um dos militares que concluíram o curso. E devo dizer aos demais presentes que estar aqui sob o Sol tem um fundamento para a gente. É para que possamos sentir o quanto é difícil o serviço de guarda-vidas, o quanto essa "Lua" aqui castiga os nossos guerreiros da praia", disse. O final da solenidade foi marcado pela Oração do Guarda-Vidas proferida pelos concludentes.

Estiveram presentes, o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, coordenador de atividades técnicas do CBMCE, o tenente-coronel Cícero Henrique Bezerra Lopes, comandante do Batalhão de Choque da PMCE, o tenente-coronel Ronaldo Bruno de Andrade, comandante do Núcleo de Bombeiros do Interior, o tenente-coronel Holdayne do Nascimento Pereira, comandante do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do CBMCE, o major José Edir Paixão de Souza, comandante da 1ª Seção de Busca e Salvamento do NBS, o major Jectan Vital de Oliveira, comandante da 1ª Seção de Salvamento Marítimo do NBS, o capitão José Wagner Damasceno de Carvalho, comandante da 2ª Seção de Salvamento Marítimo do NBS e o primeiro-tenente Francisco do Horizonte, chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos do Ceará.

Agenda - Novembro 2017