Página Inicial Lista de Noticias 2ª Seção de Salvamento Marítimo celebra um ano de existência e apresenta alternativa inovadora para o salvamento aquático no Ceará
Qua, 22 de Novembro de 2017 08:17

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará incentiva que cada setor reúna-se anualmente, de preferência na sua data de fundação, no intuito de celebrar sua história, suas conquistas e, na oportunidade, homenagear civis e militares que contribuíram com o engrandecimento do CBMCE.

Desta forma, a 2º Seção de Salvamento Marítimo (2ª SSMAR) realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma solenidade no Cumbuco, município da Caucaia, que reuniu o comando do CBMCE, os integrantes da 2ªSSMAR, autoridades civis da Prefeitura Municipal de Caucaia, proprietários de barracas de praia da região, instrutores e praticantes de kitesurf, além de oficiais e praças da corporação.

Subordinada ao Núcleo de Busca e Salvamento, a 2ª SSMAR conta com um efetivo de 36 guarda-vidas que atuam no litoral oeste, especificamente no Icaraí, Cumbuco e Barra do Cauipe. Além disso, os bombeiros também participam do Projeto Praia Acessível, da Prefeitura de Fortaleza, realizando a segurança dos banhistas com necessidades especiais ou dificuldade de locomoção.

Durante o último ano foram realizados, somente por esta seção,  61 resgates de afogados não fatais, que são aqueles em que a vítima de afogamento é retirada da água com vida; 24.166 prevenções, nas quais incluem-se todas as ações que visam evitar o afogamento; e 12 crianças encontradas, situação em que a criança se perde dos responsáveis e é localizada com a ajuda dos guarda-vidas.

Homenagem ao Dia do Músico:

Durante a solenidade, o Coronel Comandante-Geral Heraldo Pacheco rendeu uma singela homenagem à Banda de Música pedindo a todos os presentes que cantassem a capella o tradicional Parabéns Para Você. "Dessa vez eu quero que a banda vire plateia e apenas assista, sem tocar. Todos nós vamos cantar parabéns para aqueles que embalam as nossas solenidades e os nossos corações através da música!"

Simulado de resgate de afogado com kitesurf:

Ao final, todos os presentes colocaram os pés na areia para assistirem a um simulado de salvamento aquático. A técnica é inovadora no Brasil, talvez no mundo, e consiste na utilização do equipamento de kitesurf para que o guarda-vidas chegue à vítima de forma mais rápida.

O projeto foi idealizado por bombeiros militares praticantes do esporte: TC Gledson, Maj Gonçalves, Maj André, Cap Damasceno e Cb Aderaldo. A ideia foi apresentada ao comando geral da instituição, que estava presente na figura do Coronel Comandante-Geral e do Comandante-Geral Adjunto, através do simulado. "O Ceará é considerado o paraíso para a prática do kitesurf mundial pois os ventos são fortes e constantes durante todo o ano. Aproveitando estas condições favoráveis, treinamos alguns dos nossos guarda-vidas e adaptamos técnicas que poderão ser úteis no salvamento aquático ganhando assim, agilidade no socorro, além do baixo custo do equipamento comparado ao preço de embarcações como motos aquáticas e botes", conta o Comandante da 2ª SSMAR, Capitão Wagner Damasceno.

Agenda - Dezembro 2017