Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias Triatleta Genilson Lima é localizado depois de dois dias de buscas
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Triatleta Genilson Lima é localizado depois de dois dias de buscas
Ter, 28 de Novembro de 2017 19:18



 

Depois de dois dias seguidos de buscas, o corpo do triatleta Genilson Lima (48) foi encontrado por equipes do Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na tarde de ontem (27), na orla de Fortaleza. Ele foi localizado próximo à Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto da Cagece, no bairro Moura Brasil, a alguns metros de distância do  local em que sumiu. O homem desapareceu enquanto participava de uma competição de triatlo, durante a prova de natação no mar. Agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e militares do Corpo de Bombeiros estiveram empenhados na missão de localizar o competidor, realizando buscas em toda região. Equipes da Capitania dos Portos e da Guarda Municipal de Fortaleza também participaram da ação. Detalhes sobre o trabalho integrado foram divulgados, nesta manhã (28), em coletiva de imprensa na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A vítima foi conduzida à sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Na unidade, peritos já concluíram a necrópsia e colheram amostras para exames complementares. A previsão é de que o laudo final seja liberado após conclusão de exames em 10 dias. Não foi constatada nenhuma lesão externa ou traumatismo na vítima. O corpo de Genilson já foi liberado para a família na manhã de hoje (28). “Nós tínhamos uma estrutura de 49 bombeiros militares à disposição do evento, trabalhando pela segurança de todos os participantes e nós ressaltamos que essas equipes fizeram dez outros salvamentos durante a competição, o que mostra a diligência e a pronta resposta dos profissionais que foram colocados à disposição do evento em situações de salvamento e busca”, destaca o secretário adjunto da SSPDS, Alexandre Ávila. Sobre o trabalho direcionado para a localização de Genilson, ele fala: “Tão logo as equipes tiveram conhecimento do fato, iniciaram as buscas (...). A equipe aérea da Ciopaer iniciou os procedimentos de busca e varredura em toda a orla”.

Genilson Lima desapareceu no mar durante a prova de natação do Ironman, ainda no início da manhã desse domingo (26). Logo após a falta do atleta ser percebida, o CBMCE foi acionado e as buscas foram iniciadas. No mesmo dia, 15 bombeiros militares atuaram nos trabalhos. Na segunda-feira (27), o efetivo subiu para 20 militares. Para realizar o trabalho, eles utilizaram três botes, uma moto aquática e contaram com a colaboração e voluntariado de alguns jangadeiros, que também ajudaram. Os bombeiros militares já estavam presentes desde o início da competição, com a atuação de 49 guarda-vidas fazendo a segurança ao longo do percurso.





Enquanto os bombeiros seguiam pelo mar, equipes da Ciopaer atuavam pelo céu. Eles foram acionados para a missão pelo CBMCE, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Às 8h50min do domingo, a aeronave Fênix 03 deu início aos trabalhos. Durante os dois dias, foram totalizadas 8 horas de voo por toda a Praia Formosa, prosseguindo até o Cumbuco, passando pela Barra do Ceará, Icaraí, Iparana e praia do Pacheco.

Para reforçar o trabalho de buscas, a Fênix 03 foi designada especificamente para o trabalho, a fim de evitar possíveis interrupções. A aeronave é equipada com materiais de resgate marítimo, flutuadores, cabos, guincho e câmera imagiador (com alcance de pontos mais distantes). Cada voo levava cinco profissionais, sendo dois pilotos e três tripulantes. Desses últimos, dois já embarcavam com uniforme para operações aquáticas.

A ação dos bombeiros esteve focada na varredura da superfície da água e na atividade de mergulho. No domingo, as buscas pelo mar encerraram por volta de 18 horas, sendo reiniciadas ao nascer do sol do dia seguinte, às 5h30 e indo até a localização de Genilson, que se deu no final da tarde de ontem (27). O corpo foi visto boiando por uma dupla de bombeiros que estava à sua procura, em uma moto aquática. O atleta foi colocado em um equipamento Sled (prancha acoplada na moto aquática) e conduzido à areia da praia, onde familiares o reconheceram.


Fonte: SSPDS
 

Serviços

Agenda - Dezembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados