Página Inicial Lista de Noticias Bombeiros do Conjunto Ceará comemoram 5 anos na atual sede capacitando o efetivo em abordagem técnica em tentativas de suicídio
Sex, 01 de Dezembro de 2017 06:35

Há mais de 26 anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará possui sede no bairro Conjunto Ceará, servindo a população da região sudoeste da Capital cearense e dando reforço a municípios adjacentes como Caucaia e até Maracanaú. Porém, há exatos cinco anos, a 5ª Seção do 1º Grupamento de Bombeiros funciona na sede atual, sendo uma das unidades operacionais mais novas da corporação, situada na Av. F, 629, 2º etapa.

Para marcar a data, o comando da seção realizou um expediente geral e convidou integrantes das vinculadas da SSPDS (policiais militares e policiais civis) que compõem a Uniseg 3 para assistirem a uma palestra sobre prevenção ao suicídio e técnicas de abordagem. O palestrante Major Edir Paixão é referência no Estado do Ceará na temática, com vasto conhecimento teórico e prático. É Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará com formação em Abordagem Técnica à Tentativas de Suicídio pela Escola Superior de Bombeiros de São Paulo e Comandante da 1ª Seção de Busca e Salvamento (1ª SBS).

"Como agentes de segurança pública nos deparamos frequentemente com esse tipo de ocorrência. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens no mundo e isso é muito preocupante! Configura um problema de saúde pública e é de suma importância que saibamos como abordar uma vítima para que possamos evitar que ela venha a consumar o ato", explica o major.

Esse treinamento, com carga horária de três horas, já foi realizado nos municípios de Caucaia, Iguatu, Canindé e, agora, em Fortaleza, no Conjunto Ceará. A ideia é capacitar toda a tropa para que possa atuar como abordadores técnicos e também como multiplicadores.

Agenda - Dezembro 2017