Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias CBMCE promove aula inaugural de curso de atendimento a tentativa de suicídio
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
CBMCE promove aula inaugural de curso de atendimento a tentativa de suicídio
Seg, 18 de Dezembro de 2017 21:48

CBMCE promove aula inaugural de curso de atendimento a tentativa de suicídio


Nesta segunda-feira (18), o Salão Nobre do Quartel Central do Corpo de Bombeiros recebeu a aula inaugural do primeiro Curso de Manutenção de Atendimento a Tentativas de Suicídio promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Com carga horária de 44 horas, o curso tem como objetivo formar abordadores técnicos e táticos a tentativas de suicídio de acordo com a proposição de uma nova doutrina, focada no diálogo.

“Antes, em todo Brasil, a doutrina de atendimento a tentativas de suicídio tinha como enfoque "distrair e conter’ a pessoa com comportamento suicida em situação de urgência. Agora, o enfoque é outro: dialogar com técnicas especificas de escuta e direcionamento de comunicação, a fim de que a vítima possa sair do local de sinistro cooperando com as equipes de segurança pública, sem precisar ser contida fisicamente. O heroísmo passa a ser a doação daquilo que as pessoas têm menos nos dias atuais: o tempo. A paciência, a empatia, a capacidade de escuta e diálogo são fundamentais ao novo perfil desse profissional”, explica o major José Edir Paixão de Sousa, comandante da 1ª Seção de Busca e Salvamento do CBMCE e coordenador do curso.

Palestrantes convidados irão apresentar trabalhos de vulto pertinentes ao tema no curso. Entre eles, o professor doutor Fábio Souza, escritor e psiquiatra diretor do Projeto de Apoio à Vida da Universidade Federal do Ceará (UFC); Dra Ivoneide Veríssimo, especialista em suicídio entre mulheres; mestre Daniel Franco, psicólogo especialista em comportamento suicida de adolescentes; mestra Fabiana Vasconcelos, psicóloga com vasta experiência nos Estados Unidos e especialista em jogos de não oxigenação, entre outros. 

Com essa temática, esse é o primeiro curso do Estado do Ceará, sendo um marco institucional, que é uma resposta do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, frente aos 12% de aumento dos casos de suicídio no Brasil. Além disso, a capacitação de profissionais de segurança pública, na respectiva área, constitui-se em verdadeira prevenção também nas fileiras das corporações, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preceitua que a educação e a informação são os grandes preventivos do comportamento suicida.
 

Serviços

Agenda - Janeiro 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados