Página Inicial Lista de Noticias Soldado do CBMCE conclui curso de abordagem as tentativas de suicídio em SP
Soldado do CBMCE conclui curso de abordagem as tentativas de suicídio em SP
Ter, 19 de Dezembro de 2017 08:50

Soldado do CBMCE conclui curso de abordagem as tentativas de suicídio em SP

A soldado Maria Leoniza de Brito Pereira, do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do CBMCE, concluiu na última sexta-feira o 4º Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio promovido pela Escola Superior de Bombeiros do Estado de São Paulo. É a primeira vez que uma praça da Corporação conclui um curso operacional fora do Ceará.
"O curso me proporcionou uma visão bem diferente do tema, uma visão mais crítica da ocorrência como um todo e do tentante como um ser complexo, que precisa ser ouvido. A experiência foi incrível, cenários bem montados, instrutores altamente qualificados. Só tenho a agradecer pela oportunidade que me foi dada pela Secretaria de Segurança e pelo Comando do Corpo de Bombeiros", relata a soldado Leoniza.

O curso teve carga horária de 40 h/a, com ênfase na teoria científica do fenômeno do suicídio, bem como no diálogo entre abordador e vítima e nas ações táticas de resgate em cenários diversos de tentativas de suicídio. Para tanto, o treinamento envolveu simulações de ação operacional que apresentavam condições e desafios análogos aos vivenciados cotidianamente pelos bombeiros militares. Ambientes com gás, precipitação em edifícios, torres, pontes e uso de arma branca foram alguma das situações enfrentadas pelos participantes.

Além da soldado, participaram do curso 20 militares de São Paulo, um enfermeiro do Grupo de Resgate e Atenção as Urgências e Emergências do estado, um bombeiro municipal e outros três bombeiros militares de outras unidades da Federação: dois do Rio de Janeiro e um do Paraná.