Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias Oficiais do CBMCE concluem curso de especialização em incêndios urbanos no Rio de Janeiro
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Oficiais do CBMCE concluem curso de especialização em incêndios urbanos no Rio de Janeiro
Sex, 22 de Dezembro de 2017 18:26

Oficiais do CBMCE concluem curso de especialização em incêndios urbanos no Rio de Janeiro

 



O capitão Wilson Correia Lima e o primeiro-tenente José Guilherme Veras Neto concluíram nesta semana o Curso de Especialização em Combate a Incêndio Urbano (CECIU) oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). O curso, gerenciado pelo Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB), durou seis semanas e teve instruções nos Grupamentos de Bombeiro Militar de Humaitá, Copacabana e Irajá, bem como no Complexo Prisional de Bangu. Houve participantes dos corpos de bombeiros do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, além do Ceará.

"O curso capacitou os especialistas a fazerem a leitura do cenário para definir a melhor estratégia para o combate, abordando táticas de combate defensivo e ofensivo, ventilação tática, uso da água no combate a incêndio, abastecimento e suprimento de água em operações, combate a incêndio em edificações elevadas e em presídios, incêndios em produtos perigosos, busca e salvamento de vítimas em incêndio", explica o capitão Wilson.

Atualização operacional

"Antigamente, os equipamentos de proteção individual não possuíam tecnologia que permitisse grande aproximação do bombeiro ao foco do incêndio. Por isso, adotavam-se exclusivamente táticas de combate de fora do compartimento em chamas, que aproveitam apenas 13% da capacidade de absorção de calor da água, gerando grande desperdício. Atualmente os Equipamentos de Proteção dispõem de tecnologia avançada que permite a realização do combate ofensivo, que é quando o bombeiro realiza o ataque de dentro da estrutura, próximo ao foco, elevando para 100% a sua capacidade de absorção de calor, e deixando o ambiente seco após o combate, com desperdício zero de água e minimizando os danos e prejuízos ao ambiente sinistrado", analisa o tenente Guilherme.



Capacitação da tropa

Os oficiais que acabam de concluir o CECIU terão a responsabilidade de organizar e coordenar cursos de manutenção em combate a incêndio urbano em 2018, voltados para os bombeiros que atuam nessa área. Essas capacitações, com duração média de duas semanas, têm sido oferecidas regularmente à tropa do CBMCE neste ano em diversas áreas operacionais, como Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento e Abordagem a Tentativas de Suicídio.


 

Serviços

Agenda - Janeiro 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados