Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias Bombeiros concluem 1º Curso de Manutenção de Atendimento a Tentativas de Suicídio
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Bombeiros concluem 1º Curso de Manutenção de Atendimento a Tentativas de Suicídio
Ter, 26 de Dezembro de 2017 10:19

Bombeiros concluem 1º Curso de Manutenção de Atendimento a Tentativas de Suicídio

.

Vinte e três bombeiros militares atuantes na área de Salvamento na capital e no interior do Estado receberam hoje pela manhã, no Salão Nobre do Quartel Central do CBMCE, os brevês de conclusão do 1º Curso de Manutenção de Atendimento a Tentativas de Suicídio promovido pela Corporação. Durante a solenidade, presidida pelo coronel comandante-geral, Heraldo Maia Pacheco, chamou a atenção o relato do primeiro-tenente Gerdean Melo Alves, um dos concludentes do curso. Neste fim de semana, durante o serviço operacional como comandante de uma guarnição de Salvamento, uma ocorrência pôs à prova os conhecimentos recém-adquiridos.

.
"Estávamos parados no sinal na avenida Eduardo Girão, quando algumas pessoas chamaram a nossa atenção para a presença de uma senhora que tentava se suicidar. Fomos ao encontro dela e eu tive a primeira chance de por em prática o que a gente viu aqui no curso. Começamos a dialogar, vimos que o fator de risco era uma filha que havia acabado de revelar para a mãe ser homossexual, o que levou a mãe a um surto. Nós focamos nos fatores de proteção, que eram uma outra filha e a igreja que ela frequentava. Com isso, conseguimos neutralizar o desejo de suicídio e a mulher voltou para casa", relatou o tenente Gerdean.

O curso

Durante o curso, além das palestras de diversos pesquisadores do fenômeno da morte voluntária, houve a realização de vários simulados. "O objetivo das vivências simuladas foi o de criar condições aproximadas da realidade, a fim de que as técnicas aprendidas na introdução teórica do curso pudessem ser postas em prática sedimentando o conhecimento repassado, bem como testando a preparação emocional, técnica e física dos bombeiros militares", explica o major José Edir Paixão de Sousa, coordenador do curso.

Em cada simulado, os bombeiros eram avaliados e recebiam nota pela atuação adequada de acordo com o novo protocolo do CBMCE para tais ocorrências. No encerramento, entre outros simulados, houve a simulação especial de uma vítima de surto psicótico, violenta e portando arma branca. Utilizando-se de drones recém-adquiridos, foi feito um sobrevoo a uma residência, que permitiu a identificação de potencial suicida com arma branca, no quintal, protegida por um muro de 1,50 m, que dividia o corredor lateral do quintal. De posse das imagens aéreas, a equipe adentrou o ambiente e efetuou o atendimento de forma mais segura, tanto para a guarnição quanto para a vítima.


 

Serviços

Agenda - Janeiro 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados