Página Inicial Lista de Noticias CBMCE alerta para riscos no período de chuvas
Qui, 22 de Fevereiro de 2018 09:01

CBMCE alerta para riscos no período de chuvas

.
O prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) há exatamente um mês era de 40% de probabilidade de chuvas acima da média histórica no estado, contra 35% de chance de chuva na média e 25%, abaixo. Era a estimativa mais positiva desde 2009, quando houve o último grande inverno chuvoso no Ceará. A previsão, para o bem de uma população que depende fortemente das águas pluviais para sobreviver, tem se mostrado acertada. Chuvas em volume acima da média têm caído em quase todo o estado nos últimos 30 dias. A alegria que brota das águas porém, não pode caminhar de mãos dadas com a imprudência. Principalmente no Litoral Norte, na Região Metropolitana de Fortaleza e no Cariri, onde as chuvas têm sido mais intensas, os riscos de alagamentos e inundações aumentam. E é preciso se precaver.
.
"O cenário ideal é morar longe de rios, córregos, açudes e encostas. Esses são lugares que se tornam perigosos em período chuvoso, devido ao risco de a água invadir as edificações ou de o solo ceder, levando casas morro abaixo", explica o capitão Aluizio Souza Freitas, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). Porém, quando não for possível evitar a escolha deste tipo de local para construir uma casa, há medidas importantes a serem tomadas no campo da redução de riscos. "Diante de uma chuva mais intensa, é aconselhável colocar documentos pessoais, objetos de valor, produtos de limpeza e alimentos em local elevado. O lixo também deve ficar fora do alcance da água, em outro lugar, é claro. Ninguém deve brincar nas águas das ruas ou dos mananciais, porque pode acabar arrastado pela correnteza ou contaminado por vários tipos de doenças", explica o capitão.
.
Além disso, como medidas preventivas gerais, a Defesa Civil orienta que: se mantenha água potável de reserva, sempre pronta, bem como roupas e remédios, para o caso de haver necessidade de sair rápido de casa; se tenha um lugar seguro, como um abrigo público, a casa de parentes ou de amigos, ao qual se possa  recorrer em caso de necessidade; se saiba chegar facilmente ao Posto de Saúde mais próximo de casa; se evite usar carro em área alagada, mas, caso necessário, que se mantenha distância do veículo à frente, avançando em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água. Em caso de pane, deve-se abandonar o veículo imediatamente.
.
Por fim, pedir ajuda aos órgãos responsáveis é fundamental. "Avise imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar, pelo 193, e ao órgão municipal de proteção e defesa civil, pelo 190, em Fortaleza, sobre as áreas afetadas pela inundação e solicite apoio. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, pelo 199 ou pelo (85) 98899-1128, também pode ser acionada para prestar apoio ao órgão municipal", orienta o oficial.