Página Inicial Lista de Noticias Governador inaugura nova sede do Corpo de Bombeiros no Mucuripe
Governador inaugura nova sede do Corpo de Bombeiros no Mucuripe
Qui, 05 de Abril de 2018 10:03

O Governo do Ceará entregou, nesta quarta-feira (4), o novo Quartel do Corpo de Bombeiros e o Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública do Ceará, que funcionará anexa à unidade bombeirística, no Mucuripe. A obra concluída ampliará a prestação dos serviços em Fortaleza, abrangendo a Unidade Integrada de Segurança I (Uniseg I), do Território do Pacto por um Ceará Pacífico, e regiões próximas. O investimento estadual foi superior a R$ 2 milhões.

A cerimônia de inauguração do equipamento contou com a presença do governador Camilo Santana, do prefeito em exercício, Salmito Filho, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Pacheco, da defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo, além de autoridades da segurança pública e lideranças políticas do Município.

Camilo Santana exaltou a importância de garantir todas as condições de trabalho aos bombeiros no Estado, responsáveis por garantir a segurança e salvar vidas de milhares de cearenses.

“Esse é mais um equipamento que o Estado entrega na área da Segurança. O Corpo de Bombeiros tem desempenhado um papel importante, não só na prevenção, no combate ao incêndio, mas também salvando vidas em toda orla do Estado do Ceará. É uma alegria estar entregando o equipamento para toda Fortaleza”, disse o governador, que também lembrou dos investimentos que integram do território do Ceará Pacífico na região da Capital.

“Aqui é o primeiro território do Ceará Pacífico que nós temos Uniseg implantada, Delegacia 24 horas, um efetivo maior da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, até porque essa é uma região importante. Aqui nós temos o Porto, uma orla importante que pega Beira Mar e Praia do Futuro”, complementou.

Um quartel renovado:

Em funcionamento desde o dia 5 de janeiro de 1972, a unidade do Mucuripe foi a primeira inaugurada fora do Quartel Central, no Jacarecanga. O prédio dispõe de efetivo de 104 profissionais e 13 viaturas, entre carros, motos, botes, jet skis e auto tanque com capacidade para 10 mil litros de água.

Com a entrega das reformas e incrementos, o quartel agora tem uma estrutura reformulada, com 1.319,11m² de área total, mais moderna, ampla e confortável em relação ao antigo, que também operava na região, mas em edificação desgastada. O terreno foi doado pela Companhia Docas.

“Desde 1972, é o terceiro prédio do quartel construído para o Corpo de Bombeiros aqui no Mucuripe. O último estava com condições impróprias. E o Governo do Ceará reforçou seu compromisso para construir esse novo quartel, que ainda conta com núcleo da Defensoria Pública para atender a sociedade”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Pacheco.

Trabalho essencial:

O Corpo de Bombeiros desempenha o combate a incêndios, a segurança de praia, vistorias técnicas, ações de prevenção, de Defesa Civil e sociais. A unidade do Mucuripe contempla 22 bairros da Capital, incluindo toda a rede hoteleira, alguns dos principais shoppings, cerca de 20 indústrias, o parque de tancagem, e a orla da Beira Mar até a Praia do Iguape.

Para o secretário André Costa, o investimento no local potencializa o cuidado sobre um território que exige muita atenção na cidade. “Daqui partem os salva-vidas que atendem várias praias, em especial a Praia do Futuro, que a gente sabe que tem mais riscos de acidentes no mar. Aqui também é desempenhado o trabalho de combate a incêndios por ser uma área industrial. Então é um quartel estratégico para essa área”, detalhou.

Ceará Pacífico:

Mais de 800 pessoas são beneficiadas hoje com três projetos dos Bombeiros no Território do Pacto por um Ceará Pacífico que engloba o Grande Vicente Pinzon (Uniseg I). Existem 14 núcleos do projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade, voltados à sociabilidade de pessoas da terceira idade através de atividades lúdicas e de lazer; o Jovem Brigadista de Valor, com três núcleos para jovens de 13 a 16 anos, com ações esportivas e bomberísticas em primeiros socorros; e o Surf Salva, que orienta os surfistas a como agir quando encontram casos de afogamentos.