Página Inicial Lista de Noticias Defesa Civil capacita agentes de 20 municípios cearenses
Defesa Civil capacita agentes de 20 municípios cearenses
Seg, 09 de Abril de 2018 09:18

Defesa Civil capacita agentes de 20 municípios cearenses

Dando continuidade ao Programa de Formação para o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) no Ceará, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CEDEC/CBMCE) realizou nos municípios de Aracati e Varjota mais duas capacitações de agentes municipais.

As capacitações têm 40 horas/aula e abordam os principais aspectos das fases de atuação dos órgãos de proteção e defesa civil. As formações são realizadas em parceria da CEDEC com os municípios, que se dispõem a sediar a formação para os agentes da sua região.

Em Aracati, no Litoral Leste, o curso abordou os módulos III e IV – Resposta e Reconstrução – e foi realizado no Teatro Helio Santos, no período de 5 a 9 de março de 2018. Foram capacitados 25 agentes de 11 municípios: Alto Santo, Aquiraz, Aracati, Catunda, Fortim, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Palhano, Potiretama, Russas e Senador Pompeu. Durante as aulas foram simuladas a confecção de processos de decretação de situação de emergência e de solicitação de recursos federais para a resposta e reconstrução de cenários de desastres.

Em Varjota, no Sertão de Sobral, foram aplicados os módulos I e II – Gestão de Riscos e Plano de Contingência. O curso foi realizado na Escola Deputado Manoel Rodrigues, também no período de 5 a 9 de março de 2018. Foram capacitados 24 agentes de nove municípios: Cariré, Forquilha, Graça, Guaraciaba do Norte, Morrinhos, Reriutaba, Santa Quitéria, Sobral e Varjota. Na aula de campo, os participantes visitaram a barragem do açude Paulo Sarasate (Araras) e outras instalações públicas com vistas à análise de riscos de desastres tecnológicos na região.

Para o capitão Aluizio Freitas, responsável pelo setor de minimização de desastres da CEDEC e um dos instrutores dos cursos, “a capacitação de agentes municipais de proteção e defesa civil é essencial para a melhoria das ações e procedimentos dos municípios e do próprio atendimento à população, uma vez que o gerenciamento de riscos e de desastres locais, incluindo a primeira resposta, fica a cargo do ente municipal”.

A meta da CEDEC é realizar capacitações em todas as macrorregiões do Estado até o final do ano. As inscrições para os módulos III e IV estão abertas até amanhã, dia 10, pelo LINK. A capitação será aplicada em Varjota na próxima semana (16 a 20/04). Mais informações sobre o Programa de Capacitação podem ser solicitadas nos telefones (85) 3101-4582 / 98899-1137 ou no e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Agenda - Abril 2018