Página Inicial Lista de Noticias CBMCE capacita profissionais da Secretaria Especial de Politicas sobre Drogas em Prevenção de Suicídios
Ter, 24 de Abril de 2018 10:02

.
O major José Edir Paixão de Sousa, comandante da 1ª Seção de Busca e Salvamento do Núcleo de Busca e Salvamento (1ª SBS/NBS) do CBMCE, realizou na tarde desta segunda-feira (23) uma capacitação voltada para integrantes do programa Juventude em Ação, da Secretaria Especial de Politicas sobre Drogas (SPD), na própria sede da SPD. O encontro versou sobre formas de identificação de potenciais suicidas e sobre estratégias para reduzir os riscos de consumação do ato por jovens.
.
"Os jovens nessa faixa etária de 15 a 29 anos são um grupo de risco para ideações suicidas e também consumação de suicídio. Nesta faixa, essa é a segunda causa de morte em todo o mundo. Por isso, é muito importante que quem atua junto a esse público esteja familiarizado com o tema", explica o major Edir. "Agora eles estão capacitados a atuarem como guardiões institucionais, fomentando uma entre os próprios jovens uma rede de apoio institucional para a vida através da solidariedade e da capacidade de escuta com empatia ao próximo", avalia.
.
Outra formação semelhante está prevista para esta semana em uma escola da rede municipal de Fortaleza.
Juventude em Ação
.
O programa Juventude em Ação envolve a realização de uma série de atividades educativo-informativas sobre prevenção às drogas a partir da aplicação do jogo 'Na Trilha da Prevenção', com ampla participação dos estudantes das escolas das localidades cearense. A implementação do JA inclui, também, oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais. Os benefícios são multiplicados graças à formação de grupos de adolescentes voluntários.
.
Através do JA, a SPD busca a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes. Além disso, o programa contribui para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs. O JA também fortalece competências, potencialidades e habilidades para a vida por parte dos jovens, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e gestores e professores das escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

Agenda - Maio 2018