Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias CBMCE capacita profissionais da Secretaria Especial de Politicas sobre Drogas em Prevenção de Suicídios
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
CBMCE capacita profissionais da Secretaria Especial de Politicas sobre Drogas em Prevenção de Suicídios
Ter, 24 de Abril de 2018 10:02

CBMCE capacita profissionais da Secretaria Especial de Politicas sobre Drogas em Prevenção de Suicídios

.
.
O major José Edir Paixão de Sousa, comandante da 1ª Seção de Busca e Salvamento do Núcleo de Busca e Salvamento (1ª SBS/NBS) do CBMCE, realizou na tarde desta segunda-feira (23) uma capacitação voltada para integrantes do programa Juventude em Ação, da Secretaria Especial de Politicas sobre Drogas (SPD), na própria sede da SPD. O encontro versou sobre formas de identificação de potenciais suicidas e sobre estratégias para reduzir os riscos de consumação do ato por jovens.
.
"Os jovens nessa faixa etária de 15 a 29 anos são um grupo de risco para ideações suicidas e também consumação de suicídio. Nesta faixa, essa é a segunda causa de morte em todo o mundo. Por isso, é muito importante que quem atua junto a esse público esteja familiarizado com o tema", explica o major Edir. "Agora eles estão capacitados a atuarem como guardiões institucionais, fomentando uma entre os próprios jovens uma rede de apoio institucional para a vida através da solidariedade e da capacidade de escuta com empatia ao próximo", avalia.
.
Outra formação semelhante está prevista para esta semana em uma escola da rede municipal de Fortaleza.
.
Juventude em Ação
.
O programa Juventude em Ação envolve a realização de uma série de atividades educativo-informativas sobre prevenção às drogas a partir da aplicação do jogo 'Na Trilha da Prevenção', com ampla participação dos estudantes das escolas das localidades cearense. A implementação do JA inclui, também, oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais. Os benefícios são multiplicados graças à formação de grupos de adolescentes voluntários.
.
Através do JA, a SPD busca a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes. Além disso, o programa contribui para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs. O JA também fortalece competências, potencialidades e habilidades para a vida por parte dos jovens, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e gestores e professores das escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.
 

Serviços

Agenda - Maio 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados