Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias Bombeiros são capacitados para a Condução de Cães de Busca
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Bombeiros são capacitados para a Condução de Cães de Busca
Seg, 07 de Maio de 2018 10:38

Bombeiros são capacitados para a Condução de Cães de Busca

.

.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta segunda-feira (07), a primeira edição do Curso de Condução de Cães de Busca voltado para os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O treinamento terá duração de duas semanas e também conta com a participação de alguns policiais civis, militares e agentes penitenciários.

.

O curso capacitará os alunos para desenvolverem atividades de buscas com cães em diversos tipos de situações. “É um curso básico que visa principalmente duas coisas, como é que o cão pode ser utilizado no Corpo de Bombeiros como uma ferramenta de busca e o manuseio do homem com essa ferramenta, ou seja, iremos formar uma dupla de agentes de segurança de busca, formada por um homem e um cão, que a gente chama de binômio”, explicou o coordenador do curso, tenente-coronel Lino Rodrigues Filho.

.

Para Lino, o trabalho de resgate com cães ainda é o que tem melhor custo, benefício e eficiência. “Até agora não existe nenhum equipamento de busca por odor tão eficaz e confiável como o olfato canino”, ressaltou o oficial.

.

As aulas serão realizadas na 1ª Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) do CBMCE e incluirá instruções teóricas e práticas sobre condicionamento e psicologia canina; etologia canina; obediência; manutenção; busca terrestre, rural e urbana; acampamento; tiro defensivo e busca de restos mortais.

.

Segundo o comandante da SBRESC, Major Tallys Pereira de Lima, além de preparar os militares para o manejo com cães, a iniciativa também reforçará a atuação dos bombeiros na área de cinotecnia. “Nossa seção funciona em Fortaleza, no entanto a gente atende todo o Estado... Então, nosso objetivo é também descentralizar para diminuir nosso tempo de resposta... Temos aqui alunos de Itapipoca, Tauá, Crato e Quixeramobim”, pontuou.

.

A solenidade de abertura do curso aconteceu na sede da Aesp e contou com a participação do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Heraldo Maia Pacheco; da coordenadora de ensino e instrução da Academia, tenente-coronel Roberta Barbosa Monteiro e do comandante do Núcleo de Busca e Salvamento do CBMCE, tenente-coronel Holdayne do Nascimento Pereira.


 

Serviços

Agenda - Maio 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados